Segunda-feira, 1 de Dezembro de 2008

Gorilas da montanha em perigo

                                                                                                                                                                                                       

        A escalada do conflito militar que eclodiu recentemente no Congo, entre governo e rebeldes, poderá esta a colocar em risco a sobrevivência daquela espécie no país.

A situação já tinha sido denunciada pela UNESCO no mês passado, mas a chegada do conflito às portas do Parque Nacional de Virunga fez com que os guardas do parque fugissem, para salvaguardar as suas vidas e a dos seus familiares, deixando todo o território do parque à mercê de quem quiser caçar os gorilas e outros animais ali existentes.

 

Para além de todas as vidas humanas que se perdem nestes conflitos, com as crianças inocentes à cabeça - as que morrem, as que ficam órfãs e as que ficam mutiladas de todas as formas, física e mentalmente, para toda a vida - correm neste momento o risco de desaparecer os cerca de 360 gorilas que se estima existirem nesta que é considerada a última grande reserva destes animais.

O parque tem um território de 300 quilómetros de extensão e cerca de 150 de largura, e alberga uma vasta diversidade de espécies de onde se destacam, para além dos gorilas, os ocapis, entre muitas outras. Apesar de todos os animais do parque estarem em perigo, são os gorilas que mais preocupam os responsáveis do parque, já que o seu desaparecimento nesta zona poderá ser definitivo e deixar esta espécie em risco de extinção.

 

É aqui que se encontra a maior comunidade de gorilas do mundo, restando muito poucos animais noutros locais, mesmo considerando os que vivem em cativeiro. De acordo com os últimos sensos à espécie, poderá no total haver cerca de 700 gorilas de montanha que ainda sobrevivem.

Este território faz fronteira com o vizinho Ruanda, que há bem poucos anos sofreu também uma terrível guerra civil, que fez com que desaparecesse a quase totalidade de animais desta espécie que aí viviam.

O parque Nacional de Virunga foi fundado no longínquo ano de 1925 e era então conhecido como Parc National Albert. Começou por ser uma zona de protecção animal, dada a excepcional floresta virgem aí existente. No território existem várias montanhas, algumas chegando a atingir os 5000 metros de altura, e podia ali ser encontrado um grande número de espécies de flora e fauna, muitas delas ainda hoje não descritas. Foi o primeiro parque de protecção da vida selvagem da África Central. Desde 1979 que é considerado Património Mundial e tem tido muitos problemas relacionados com a segurança do espaço, desde matanças ilegais a acusações de suborno dos guardas, entre outros.

Divulgue a sua opinião deixando um comentário

publicado por animalover às 13:40

link do post | comentar | adicionar-me aos favoritos
1 comentário:
De paula a 5 de Janeiro de 2009 às 23:04
Olá amiga!
A conta-gotas cá ando eu a ver se ponho em dia as visitinhas! Só agora tenho um tempinho para retomar as visitas aos blogues de que tanto gosto. Desculpa-me por isso, mas estes dias têm sido mesmo muito agitados.
Desejos de um 2009 em grande para ti e para os que mais amas!
bjo gigante!

Comentar post

*Perfil

*pesquise o que quiser

 

*Abril 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
25
26
27
28
29
30

*posts fresquinhos

* Anedota animal - o elefan...

* Zoo recria em lego animai...

* Animais de estimação

* Animais de estimação de F...

* Okapi - Um estranho anima...

* Envie a foto do seu anima...

* Jovem acusado de matar 19...

* Gato desaparecido é encon...

* Exposições caninas intern...

* Piton mata criança

* Anedota animal

* Cão de Obama

* Caçadores furtivos matam ...

* Joaninhas invasoras na Gr...

* O que fazer com os animai...

*arquivos

* Abril 2010

* Janeiro 2010

* Julho 2009

* Junho 2009

* Maio 2009

* Abril 2009

* Fevereiro 2009

* Janeiro 2009

* Dezembro 2008

* Novembro 2008

* Agosto 2008

* Julho 2008

* Junho 2008

* Setembro 2007

* Agosto 2007

*Envie a foto do seu animal

Para o email: softi_25@sapo.pt
blogs SAPO